Arte e cultura em Samambaia

Criada em 25/10/1989, para ‘assentar famílias de baixa renda oriundas de invasões e fundos de quintal’, hoje Samambaia se encontra em franca ascensão social e econômica, sendo a quarta Região Administrativa mais populosa do Distrito Federal, com quase 250 mil habitantes predominantemente jovens.

Verifica-se na cidade uma efervescência artística intensa, diversificada e surpreendente, síntese da população multiétnica e multicultural. As manifestações estão ligadas ao folclore, religião, cultura de massa, cultura urbana, educação e luta pela inclusão social. Em comum, a criatividade dos artistas, busca de oportunidades, reconhecimento e valorização.

Em meio a essa efervescência é difícil distinguir arte de formação, qualificação e entretenimento. Porém, com atenção se percebe bons músicos, poetas, atores, bailarinos, fotógrafos, cineastas, artistas plásticos, artesãos, arte educadores e produtores talentosos, bem como projetos, programas e entidades que estimulam esse potencial latente.

Contudo, não existem orçamento e equipamentos públicos culturais tais como cinema, teatro, biblioteca, galeria, anfiteatro e escola de artes, fato absolutamente contrastante com a rica produção local que inclui amplo calendário de eventos envolvendo a comunidade em geral.

E é por isso que o Conselho de Cultura de Samambaia luta e defende as demandas culturais da cidade, tendo como maior objetivo, dentre outros, a implantação do Complexo Cultural Samambaia.

Para saber mais sobre as demandas culturais, clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s