Posse dos Conselhos Regionais de Cultura do DF fortalece a luta pelo Complexo Cultural Samambaia

posse do conselho de cultura

O dia 22/11/2011 é histórico para a cultura do Distrito Federal, especialmente para Samambaia. No ato de posse dos trinta Conselhos Regionais de Cultura, ocorrido no Palácio do Buriti, os conselheiros de Samambaia pediram ao governador Agnelo Queiroz e aos secretários Geraldo Magela (SEDHAB) e Hamilton Pereira (SEDF) empenho e agilidade na destinação da área e construção do Complexo Cultural Samambaia, “antes que o local seja ocupado por mais um prédio residencial”, argumentam os conselheiros.

Essa luta de Samambaia, que persiste há quatro anos, se fortalece na fala das autoridades: “A cultura não pode mais ser vista como simples ornamento, devido à sua importância para a ‘Economia Criativa’, que gera turismo e renda para a população, envolvendo lazer, inclusão social e qualificação profissional”, diz Hamilton Pereira. “Ao empossar os Conselhos Regionais de Cultura o GDF reconhece o movimento cultural organizado pelas próprias comunidades, que sabem dos seus anseios e necessidades”, declara Agnelo Queiroz.

Nesse dia a Administração Regional de Samambaia protocolou o ofício nº 2521/2011 na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SEDHAB, solicitando o ENDEREÇAMENTO DEFINITIVO do conjunto 05, quadra 301, Centro Urbano, para a construção do Complexo Cultural Samambaia. “O local é ideal pela acessibilidade e porque temos, num raio de 20 quilômetros, mais de um milhão de habitantes que demandarão uso constante e adequado a esse Equipamento Público Comunitário”, justifica o administrador Risomar Carvalho.


Longa caminhada

Essa luta iniciou no dia 16/09/2007, no primeiro Seminário de Cultura de Samambaia, quando 130 artistas e agentes governamentais apontaram o Complexo Cultural como prioridade e aclamaram o Conselho Regional de Cultura. A partir daí os conselheiros realizam reuniões quinzenais ininterruptas, enviam correspondências às autoridades, elaboram manifestos à população, participam das Conferências de Cultura, bem como promovem ‘Saraus Complexos’, reivindicando a implantação do Complexo Cultural Samambaia.

“Enquanto fazemos arte mobilizamos a sociedade em prol dessa causa maior. O Complexo Cultural Samambaia é uma construção coletiva coerente com as políticas culturais anunciadas pelos governantes. Em 2011 realizaremos o 30º Sarau Complexo, mas ainda é pouco. Por isso realizaremos um acampamento com várias manifestações artísticas no Centro Urbano”, deliberaram os conselheiros na reunião do dia 22/11/2011.

De Reunião do conselho de cultura

As reuniões do Conselho de Cultura de Samambaia acontecem quinzenalmente, às terças feiras, 19:30h, na Escola Classe 501. Os ‘Saraus Complexos’ ocorrem na última sexta feira de cada mês, nas ruas e praças da cidade. O ‘Acampamento Cultural’, ainda sem data marcada, acontece em dezembro, na área desejada para o Complexo Cultural Samambaia, que já tem elaborado um croqui do projeto arquitetônico e destinado recursos do FUNDURB/SEDHAB – GDF para o início da construção.

Autor:

Élton Skartazini
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s