34º Sarau Complexo: arte e cultura na Praça do Cidadão

Artigo: Élton Skartazini

De 34 Sarau

Há três anos os moradores da região ouvem falar e participam do chamado Sarau Complexo, pela implantação do Complexo Cultural Samambaia. Na sexta feira, 27/04/2012, ocorreu a 34º edição desse evento que acontece na última sexta feira de cada mês. Dessa vez foi na Praça do Cidadão, QR 519. Aproximadamente trezentos cidadãos compareceram e aplaudiram com entusiasmo.

O destaque foi a apresentação dos artistas. A programação, que começou às 20h para acabar, no máximo, à meia noite, acabou quase às 02h do sábado. Impossível não esticar, devido ao grande número de trabalhos apresentados. E o público cidadão ali, sem arredar o pé e pedindo bis.

Foi difícil para o apresentador Gerson Veras (dos Cachorros das Cachorras) manter a ordem e o tempo de apresentação dos grupos musicais Estereofonia, Rapper Oitto, DF 130-2, Ernando e Renan, Renatha Nayara e Igor Ferreira, com seu rock, pop, sertanejo, rap e reggae ávido para acontecer. O teatro do Grupo Idiossincrasia e do poeta/ator Rego Júnior provocou risos, lágrimas e certo escândalo na plateia.

De 34 Sarau

As poesias do Luiz Vieira, Domício Chaves, Lindinalva Gomes e Lúcia Oliveira, comoveram. As danças do Balé Imaginário, Forró Nova Esperança e Quadrilha Junina Si Bobiá a Gente Pimba, balançaram o público eclético e democrático. Público esse pouco afeito (pelo pouco acesso) ao teatro, dança, literatura, música… Mas eclético e democrático pela própria natureza, tempo e lugar e que vive. E muito receptivo!

No final, a ‘ralação’ árdua e inevitável de ‘desmontar o circo’, tarefa para poucos e aguerridos conselheiros de cultura, militantes, voluntários, realizadores dos Saraus Complexos. A orientação e desejo desses conselheiros é que a Administração Regional, especialmente o administrador Risomar Carvalho, não esmoreça e intensifique ainda mais os esforços pela implantação do Complexo Cultural Samambaia.

A orientação e desejo do Conselho de Cultura de Samambaia é que o secretário de cultura Hamilton Pereira não descanse de convencer o governador Agnelo Queiroz, o vice Tadeu Filippelli e o GDF em geral, da importância de construir esse equipamento público no Centro Urbano de Samambaia, capaz de atender centenas de milhares de habitantes do Distrito Federal e Entorno, com arte e cultura de qualidade.

De 34 Sarau

O desejo também é que as redes virtuais e a mídia tradicional contribuam na formação da opinião pública favorável em transformar em realidade esplêndida, o sonho maravilhoso do Complexo Cultural Samambaia, com teatro, cinema, auditório, biblioteca, galerias, estúdios, alojamento, escola de artes e ofícios… A necessidade é evidente, como provam os 34 Saraus Complexos já realizados nas ruas, estacionamentos, praças…

 

 

Conselho Cultura Samambaia: culturasam@gmail.com, (61) 9373.1304 (Miguel Mariano), 8528.3897 (Nilson Souza), 9908.4963 (Élton Skartazini).
Reuniões quinzenais, terças feiras, 19h30min, Escola Classe 501.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s