Conselheiros de cultura de Samambaia discutem política cultural na Secretaria de Cultura

Repórter: Élton Skartazini

Elton Skartazini

Quem marcou a audiência foi Joilson Araújo, prefeito comunitário da QR 121 de Samambaia, para reclamar ao secretário de cultura Hamilton Pereira “que a nossa e as demais cidades do Distrito Federal estão à margem dos eventos e projetos artísticos e culturais de qualidade. A arte e a cultura estão inacessíveis para a população de baixa renda. Precisamos de investimentos culturais para envolver, principalmente os jovens, em atividades saudáveis”.

Os conselheiros regionais o acompanharam e foram recebidos, no dia 21/06/2012, pelo assessor especial, Nelson Giles, e pelo chefe de gabinete, Dorival Brandão. “Samambaia tem um grande potencial artístico e cultural e o conselho é atuante. Desde o início desse mandato a secretaria abraçou, junto com o movimento da cidade, a luta pela implantação do Complexo Cultural Samambaia”, disse Nelson Giles.

Segundo o assessor há dois limitadores de investimentos na cultura: “um, é a falta de dinheiro. Outro, é a visão equivocada sobre o fazer artístico considerado, por muitas autoridades, como ‘a cereja do bolo’, algo que só serve para enfeite. Quem define o orçamento do GDF, inclusive para a cultura, são os parlamentares”.

Ficou clara para os conselheiros a necessidade de interagir com os parlamentares, para mudar o conceito de investimentos culturais do GDF. Por exemplo: em vez de destinar emendas para a realização de eventos caros e pouco proveitosos, os recursos devem se concentrar em políticas eficientes, integradas aos movimentos culturais, e na realização de um calendário artístico reconhecido e frequentado pela comunidade.

Elton Skartazini

O papel dos Conselhos Regionais de Cultura, legislação, conferência, planos, calendário e investimentos governamentais serão debatidos, com a Secretaria de Cultura/DF, na terça feira, dia 26/06/2012, às 19h, no auditório da Administração Regional de Samambaia. Participam desse encontro conselheiros de Santa Maria, Gama, Samambaia, Recanto das Emas e Riachos Fundos I e II.

Mais informações: Domício Chaves (61) 9228.3902 | Nilson Souza (61) 8528.3897 Adriano Candango (61) 8458.6340

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s