Cresce diálogo entre governo e sociedade em Samambaia

Repórter: Élton Skartazini

Elton Skartazini

Em Samambaia/DF se intensifica o diálogo entre o governo e a sociedade. Só na terça feira, 26/06/2012, ocorreu três importantes encontros de agentes sociais e governamentais, para tratarem de assuntos relevantes. “Aqui juntamos democraticamente os três elementos do Estado, incluindo no mesmo patamar o Povo, o Governo e o Território”, argumenta o administrador Risomar Carvalho.

Conselhos de Cultura

A reunião, preparatória para a 4ª Conferência de Cultura do DF, foi no auditório da Administração Regional de Samambaia. Estavam convidados, pela Secretaria de Cultura/DF, agentes culturais do Gama, Santa Maria, Samambaia, Recanto das Emas e Riachos Fundo 1 e 2. Veio apenas um representante do Recanto das Emas e dois da própria secretaria. Os outros 25 presentes eram todos de Samambaia.

O assessor especial da secretaria Nelson Giles anunciou a aprovação do Regimento Interno dos Conselhos Regionais de Cultura, vinculados ao Conselho de Cultura/DF, a ser publicado no Diário Oficial. Na segunda quinzena de julho/2012 haverá Seminário de Cultura em Samambaia, para recompor o Conselho Regional de Cultura, bem como revisar e reafirmar seus principais objetivos, metas e ações.

“Temos que interagir com os parlamentares para garantir orçamento pra cultura. É importante que cada cidade defina suas demandas prioritárias e o calendário artístico anual, para nortear a elaboração do Plano Distrital de Cultura. Queremos revitalizar a Rádio Cultura e propomos um programa ao vivo em Samambaia”, orientou o assessor especial.

Para a maioria dos presentes o auge da reunião foram os informes do administrador Risomar Carvalho. “Na sexta feira, 29/06/2012, às 10h, aqui nesse auditório, saberemos qual empresa irá elaborar os projetos de arquitetura e engenharia do Complexo Cultural Samambaia. Solicitamos recursos ao FUNDURB, Terracap e Secretaria do GDF e muito parlamentares apoiam essa obra”, disse o administrador.


Orçamento Participativo

Elton Skartazini

Simultaneamente, no auditório do Instituto Federal Brasília, ocorreu a posse dos delegados e apresentação das prioridades do Orçamento Participativo Samambaia. Auditório lotado e debates acalorados foram consequencias desse processo democrático iniciado em março de 2012, com a realização de dez Reuniões Plenárias, nas quais se elencaram prioridades de investimentos governamentais na região e foram eleitos 111 delegados e 48 suplentes para encaminhá-las.

“As reuniões plenárias demonstraram claramente as necessidades, desejos e anseios atuais da nossa população. Foram solicitadas creches e escolas de ensino médio. Obras de urbanização e paisagismo, praças, quadras poliesportivas e viaduto, estão elencados. Solicitação destacada é o Complexo Cultural Samambaia, apontado como prioridade em seis reuniões plenárias”, avalia o administrador Risomar Carvalho.

O próximo passo é compor a mesa do Orçamento Participativo Samambaia, que coordenará as reuniões de delegados, às terças e sábados, até 24/07/2012, para discutir e adequar as prioridades a serem levadas, oficialmente ao GDF, para serem executadas em 2012 e 2013.


Conselho de Segurança

Ao mesmo tempo, no Centro Educacional 404, foi realizada Reunião Extraordinária do Conselho Comunitário de Segurança – CONSEG Samambaia, com a participação da sub comandante geral da Policia Militar/DF, dos comandantes do 11º BPM e do 12º CBDF, delegados da 32ª e da 26ª DP, Administração Regional, DETRAN, Conselho Tutelar, CRAS, CAPS e entidades civis, totalizando 150 pessoas.

A pauta da reunião fundamentou-se no programa do GDF, Ação Pela Vida – Integração e Cidadania, com estratégias  envolvendo as forças de segurança, demais órgãos governamentais e a sociedade organizada, consolidando o conceito de policiamento inteligente para enfrentar a criminalidade. No planejamento da secretaria de segurança, Samambaia é parte da Área Integrada de Segurança Pública – AISP Oeste.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s