Seminário consolida e orienta o movimento cultural de Samambaia

Este slideshow necessita de JavaScript.

Repórter: Élton Skartazini (Conselho de Cultura)

O 3º Seminário de Cultura de Samambaia (dia 05/08/2012 no Colégio CCI) confirmou a mobilização da cidade em torno da meta principal: a implantação do Complexo Cultural Samambaia. Às 08h abriu o cadastramento que registrou 39 presenças. Às 09:30h o cerimonial Carlos Alberto Ferreira convidou o administrador regional Risomar Carvalho, o representante da secretaria de cultura Paulo Lima, o gerente de cultura de Samambaia Nilson Souza, o representante da regional de ensino Norberto Calixto e o representante da comunidade Domício Chaves, para comporem a mesa oficial.

Três importantes documentos foram debatidos e serão encaminhados para subsidiar o Plano Decenal de Cultura do Distrito Federal: Demandas Culturais de Samambaia; Calendário Cultural Anual de Samambaia; Recomposição do Conselho de Cultura de Samambaia (anexos). Apenas o calendário não foi plenamente concluído, o que acontecerá na próxima Reunião Ordinária do Conselho de Cultura Samambaia, terça feira, 14/08/2012, às 19:30h, na Escola Classe 501.

“Este seminário da transparência e legitimidade às atividades e aspirações culturais da região. Tenho ouvido elogios sobre as ações dos artistas e do Conselho Regional de Cultura, responsável pela organização e coordenação do movimento. O Complexo Cultural Samambaia será uma grande realização do GDF em nossa cidade”, diz o administrador Risomar Carvalho.   

Participaram do 3° Seminário de Cultura de Samambaia, por ordem de cadastramento: Elton Skartazini ( jornalista e artista plástico); Carlos Alberto Ferreira (jornalista); Sandro André (sonoplasta);  Ana Carolina Araujo (comunidade); Carla Beatriz Araújo (comunidade); Marilene da Silva Araujo (Colégio CCI); Sosthenes Carlos (Colégio CCI); Luiz Demontiez (jornalista); Domício Chaves (poeta); Marilúcia de Jesus (poeta); José Norberto Calixto (professor); Aline Gonzaga (professora); Luiz Gomes (comunidade); Vanessa Gomes (comunidade); Maria Eliete (conselheira de saúde); Greta Araujo (jornalista); Marcus Dantas (coletivo artsam); Marcelo Oliveira (professor); Glauber Santana (coletivo artsam); Risomar Carvalho (administrador de Samambaia); Nelson Giles (assessor secretaria cultura); Ilton Barbosa (músico); Eduilson Barros (carroceiro); Luiz Vieira (poeta),Nilson Souza (gerente de cultura Samambaia); Ricardo Ribeiro (secretaria cultura); Paulo Lima (secretaria de cultura); Adriano Cavalcante (músico DF 130-2); José Moura (comunidade); Maraiza Rezende (comunidade PLP); Baiano Silva (cantor);  Hélio de Aquino (rádio Ativa FM); Luiz Felipe (rádio Ativa FM); Jadiel Teles (músico); Francisco da Silva (comunidade); Ronia Santos (comunidade); Renata Nayara (cantora); Inácio Santos (comunidade); Iolanda Nunes (sindicato professores).

Breve histórico

O 1º Seminário de Cultura de Samambaia ocorreu em 16/09/2007, quanto foi aclamado o Conselho Regional de Cultura, incumbido de encaminhar as demandas sendo a principal a implantação do Complexo Cultural Samambaia, com teatro, auditório, cinema, escola de artes e ofícios, anfiteatro, estúdio de audiovisual e oficinas. O 2º Seminário de Cultura de Samambaia ocorreu em outubro de 05/10/2008, reforçando o que foi encaminhado no primeiro.

Em 2009 o Conselho de Cultura de Samambaia promoveu a Conferência Local e Regional de Cultura, realizada pela Secretaria de Cultura/DF. Novamente foram reiteradas as demandas culturais da região, levadas à Conferência Nacional de Cultura ocorrida em Brasília, em 2010.

Em 2011 a Secretaria de Cultura/DF realizou em Samambaia a II Conferência Local de Cultura, também promovida pelo Conselho Regional de Cultura. O 3º Seminário de Cultura é a quinta convenção cultural ocorrida na cidade, desde a criação do Conselho de Cultura de Samambaia, que se reúne quinzenalmente, às terças feiras, às 19:30h, na Escola Classe 501. Os documentos anexos resultam desse amplo debate continuado ao longo desses últimos cinco anos.

Mais informações:  blogccs. wordpress.com, Nilson Souza (61) 8528.3897 | Domício Chaves (61)9228.3902 | Élton Skartazini (61) 9908.4963.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s