Projeto Jovens Escritores do Brasil em Samambaia

Professoras de português e arteEm maio último, chegou a Samambaia/DF o poeta e jornalista Roraima Alves, trazendo seu projeto Jovens Escritores do Brasil, para levar às escolas. “Trata-se de um exercício literário PRÁTICO e TEÓRICO que envolve a comunidade escolar no fomento e acesso aos bens culturais produzidos pelos próprios estudantes, tradutores naturais da cultura do seu tempo e lugar”, argumenta o poeta.

A META é editar, em cada escola participante, um “livreto modesto, porém sincero”, com textos e imagens produzidos pelos/as estudantes, ‘garimpados’ por professores/as de português, redação e arte. O lançamento dessa publicação ocorre num evento especial realizado pela comunidade escolar, com autógrafos, coquetel, etc., “para valorizar a arte e o meio onde é elaborada”.

Professoras de português e arte2Orientado por Clayton Braga, diretor do Colégio CCI, onde já ocorreu o projeto, Roraima procurou o Conselho Cultura Samambaia, para recomendá-lo às escolas públicas. O administrador regional Claudeci Xavier colaborará viabilizando as publicações. “É louvável o MÉRITO dessa e outras realizações artísticas nas escolas, essenciais à formação cidadã de jovens estudantes. Compete a nós MOBILIZAR e DIVULGAR a iniciativa”, dizem os conselheiros.

Agora a escola SELECIONADA é o Centro de Ensino Fundamental 312, que aderiu prontamente. “Estamos otimistas com essa proposta dinâmica e inovadora”, disse a vice-diretora Alexandra Carla, em nome da diretora Maria Elisabete, acompanhada das professoras Mary Melo, Joana Martins, Lúcia Luli, Maria Aparecida e Regina Freitas.

Breviário

Roraima Alves da Costa nasceu a 24/08/1956, em Boa Vista/RO, de onde saiu, aos 18 anos, influenciado pela máxima de Monteiro Lobato: “um país se faz com homens e livros”. Já percorreu 480 cidades de 22 estados brasileiros, por onde espalhou 300 mil exemplares dos seus oito livros publicados. “Não alcancei riqueza financeira, mas levei milhares de pessoas a lerem e pensarem um pouco mais”, diz ele.

“Acredito que a linha e as palavras adotadas por Roraima sejam capazes de despertar em quem lê os sentimentos sonhados pelo autor”, disse Ariano Suassuna. “Roraima, um amigo, poeta de talento que através da sua poesia nos transmite uma mensagem social em que confio”, disse Gilberto Freire. Precisa mais?!

Mais informações: (61) 8573.8776 (Roraima), 3901.7761 (CEF 312)

Repórter: Élton skartazini@gmail.com

Anúncios

Um pensamento sobre “Projeto Jovens Escritores do Brasil em Samambaia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s