SAMAMBAIA: CIDADE onde a ARTE remove MONTANHAS

Música

Fausto Carcará

Cheguei a Samambaia/DF um mês antes de 25/10/1989, dia em que a CIDADE foi criada “para assentar famílias carentes oriundas de invasões e fundos de quintal”. Hoje somos 254.439 habitantes (PDAD 2015), de muita LUTA e FÉ, considerando a evolução social e econômica da região, e o número de igrejas. É impressionante perceber o quanto a ARTE aqui contribui para reduzir carências crônicas de CIDADANIA e remover MONTANHAS de preconceitos, aproximando pessoas muito DIFERENTES.

Constatei isso na sexta, 19/02/2016, na Praça do Cidadão, onde ocorreu o evento Músicas que embelezam a alma, a custo quase ZERO, realizado por colaboradores voluntários da Biblioteca Comunitária, reunindo pessoas DIFERENTES, desejosas de exercer, compartilhar e usufruir ARTE. Por isso boto FÉ na tese do futurólogo americano Jeremy Rifkin, expressa no livro Sociedade com Custo Marginal Zero, onde ele diz que “a economia do compartilhamento substituirá o capitalismo”.

Poesia e outros saboresNo sábado, 13/02/2016, esse fenômeno escancarou no evento Poesia e outros sabores, na biblioteca comunitária Livros de Garagem, mantida pelo poeta Domício Chaves e família. Foi um excelente exemplo de CIVILIDADE entre pessoas muito DIFERENTES, envolvidas pela ARTE. Coisa parecida acontece em Samambaia/DF na última sexta feira de cada mês, quando ocorre o Sarau Complexo, realizado pelo Conselho Regional de Cultura, pela implantação do Complexo Cultural Samambaia.

Próximo de sua 80ª edição, o Sarau Complexo da aula de como remover MONTANHAS com ARTE, de forma COMPARTILHADA. Realizado na última sexta feira de cada mês, o Sarau Complexo inspira vários iniciativas semelhantes, envolvendo comunidades e artistas do Distrito Federal e Entorno, onde está em curso um movimento crescente que intensifica o fazer e usufruir artístico e cultural, a custo quase ZERO. Assim deverá ser no Complexo Cultural Samambaia, nossa ‘Hollywood de todas as ARTES’!

Artistas e conselheiros

Cantora gospel

Artigo: Élton Skartazini
jornalista, artista plástico e conselheiro cultura Samambaia/DF
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s