Planaltina e Samambaia debatem uso dos complexos culturais

No próximo fim de semana os moradores de Planaltina e Samambaia terão mais uma oportunidade de se manifestar sobre os complexos culturais que serão inaugurados nas duas regiões administrativas em setembro. Os respectivos Conselhos Regionais de Cultura, com apoio da Secretaria de Cultura, vão realizar duas audiências públicas, dias 4 e 5 de agosto, para coletar opiniões e ideias da comunidade e dos agentes culturais locais sobre o uso mais adequado dos dois espaços culturais. As reuniões são abertas e não há necessidade de inscrição prévia.

A audiência pública Pensando o Complexo Cultural Planaltina acontece sábado (4/8), a partir das 14h30, no Centro de Ensino Médio 02 (lotes J/L, St. de Educação Qd 2, Planaltina-DF). Domingo (5/8), também às 14h30, acontece a audiência Pensando o Complexo Cultural Samambaia, no Colégio CCI – Centro de Criatividade Infanto-juvenil (QN 401, Samambaia/DF). Nessas reuniões se tratará sobre a gestão e programação dos espaços e o modelo de parceria por meio do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC); qualificação técnica e administrativa para gestores de equipamentos culturais; programação, uso sustentável, dentre outros temas.

À frente das duas convocatórias, os Conselhos Regionais de Planaltina e Samambaia defendem que a população participe ativamente do processo de ocupação artística dos dois espaços. Integrar a comunidade na formulação das diretrizes de uso desses novos equipamentos culturais é essencial para garantir que o modelo de gestão a ser adotado seja efetivamente democrático e adequado às particularidades de cada lugar. O processo de escuta presencial complementará o conteúdo de outras reuniões e de duas consultas públicas on-line realizadas em maio e abril últimos, sobre os Complexos Culturais Samambaia e Planaltina, com mais de cem contribuições.

Complexo Cultural Planaltina

O Complexo Cultural Planaltina (Setor Administrativo Via WL 02 Lote 02) representa uma conquista aguardada há muitos anos pela população da região administrativa mais antiga do Distrito Federal. A estrutura contempla teatro coberto para 450 lugares, teatro de arena, salas para oficinas pedagógicas e hall para exposições de arte, além de salas para reuniões.

Ao todo foram investidos R$ 3,4 milhões na construção deste complexo cultural, com recursos provenientes de emenda parlamentar. As obras foram executadas por uma empresa contratada por meio de licitação. O trabalho foi coordenado pela Administração de Planaltina em parceria com a Companhia Urbanizadora Nova Capital (Novacap).

Complexo Cultural Samambaia

Em uma área construída de 4 mil metros quadrados, o Complexo Cultural Samambaia, QD 301, Centro Urbano, conta com teatro, auditório, praça de alimentação, biblioteca/sala de leitura e anfiteatro. Possui também cinco salas para oficinas de diversas linguagens artísticas: artes plásticas, dança, teatro, música e audiovisual.

A área total do terreno tem 14 mil m², onde ainda serão construídos um estúdio audiovisual e uma escola de artes e ofícios, visando a qualificação profissional e técnicas em profissões voltadas para o fazer e usufruir artístico e cultural. A inauguração deste espaço é aguardada com grande expectativa, há mais de uma década, por artistas do Distrito Federal e Entorno e a comunidade em geral.

Com investimento total de R$ 4,8 milhões do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal, a construção do Complexo Cultural Samambaia foi coordenada pela Administração Regional – RA XII/DF, em parceria com a Companhia Urbanizadora Nova Capital (Novacap).

Serviço:

Audiência Pública Pensando o Complexo Cultural Planaltina
Data: 4/8 (sábado), a partir das 14h30
Local: Centro de Ensino Médio 02
Lotes J/L, St. de Educação Qd 2, Planaltina-DF

Audiência Pública Pensando o Complexo Cultural Samambaia
Data: 5/8 (domingo), a partir das 14h30
Local: Colégio CCI – Centro de Criatividade Infanto-juvenil
QN 401, Samambaia/DF

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s